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Dúvidas e comentários sobre a disciplina
Este é um espaço aberto para que os alunos da disciplina coloquem suas dúvidas e comentários. Os instrutores responderão a estas dúvidas, e esta troca de ideias pode beneficiar todos os alunos. Ao reportar uma dúvida em um exercício, tente sempre informar que tentativas de resolução você fez.
Discussão
Professor, na atividade 1.5, Seção Velocidade Relativa, questão A, eu inicialmente respondi que o caminhão estava com rapidez constante e o carro estava se movendo cada vez mais devagar (que me parece a reposta mais óbvia). Porém, olhando mais uma vez o diagrama 1 da seção vislumbrei outras possibilidades: o carro também poderia estar acelerando do instante 1 ao 2 e desacelerando do instante 2 ao 3 ou o contrário; desacelerando do instante 1 ao 2 e acelerando do instante 1 ao 3. Essas ideias foram surgindo após eu chegar à questão D da mesma seção na qual se questiona em que direção o carro se move em relação ao caminhão (leste, oeste, ou se mantém em repouso) durante o intervalo de tempo citado. Bom,considerando as hipóteses que eu vislumbrei, conclui que o carro poderia estar em qualquer uma das condições (ou se movendo para leste, ou oeste, ou até mesmo poderia estar em repouso em relação ao caminhão). É um raciocínio correto ou o problema é mais simples e eu viajei demais?
O problema é mais simples. O que se quer é examinar os 2 intervalos mostrados - de 1 a 2 e de 2 a 3 - e usar a evidência mostrada para falar sobre a natureza dos movimentos. Como o carro percorre distância maior no intervalo de 1 a 2 que no de 2 a 3, conclui-se que está andando cada vez mais devagar.
Correção, professor: no ínicio da linha 6 da pergunta anterior é “do instante 2 ao 3”.
Professor, nas atividades anteriores àquelas da seção 4 (Corpo Rígido), quando se fala em “diagrama de corpo livre” de um objeto, isso significa que basta representá-lo por uma bola? Pergunto isso pois na atividade 2.3 (Tensão) pede-se para desenhar o diagrama de corpo livre para os objetos e para a corda. Nesse caso represento-os por uma bola?
É isto mesmo. Trata-se de usar o modelo de partícula para descrever movimentos de translação, o que se justifica com o uso do conceito de centro de massa.
Jorge, estou com uma duvida na página 24, no item B. é dito q colocamos um 2º livro de massa maior sobre o bloco que está sobre a mesa, é pedido para esboçar o diagrama de forças, então, eu tenho que fazer um ÚNICO diagrama mostrando essas forças. Minha dúvida está em relação a Força entre os 2 livros. Eu desenhei Força da Gravidade do Livro menor e Força da Gravidade do livro maior, ambas apontando para baixo, porém com maior magnitude a Força da Gravidade do livro maior. Entre esses dois livros temos uma força de contato. Em relação a força Normal, eu tenho que levar em conta cada livro ou não? Obg
Jorge, acabei de entender o problema. Obg
Jorge, no item 2.3 A, quando fala-se de uma corda com massa M. essa corda pode se esticar ou não? Obg
Não entendi sua pergunta. Falamos sobre isto na aula da última 3a: se a corda tem massa que não pode ser desprezada, ela NUNCA poderá ficar na horizontal. Porque? Basta desenhar o diagrama de forças da corda que o motivo deve ficar evidente.
Professor, bom dia
Na página 16, exercício 6, item A, da atividade 1.3 do caderno de exercícios para casa, é mostrado um diagrama estroboscópico do movimento de dois carrinhos. Um com velocidade constante positiva (carro A) e outro com aceleração constante positiva (carro B). Observo que o carro B está aumentando sua rapidez ao longo do trajeto, mas exatamente no instante 3 ele não teria velocidade constante? Para saber se a rapidez está variando, não devo analisar, no mínimo, entre dois instantes diferentes? Ou quando me refiro ao instante 3, devo considerar um intervalo de tempo muito pequeno, mas não nulo, suficiente para que tenha informação sobre a velocidade? Obrigado.
Professor, boa noite
Na atividade 4.3, item B: Como o eixo da placa está a esquerda do centro de massa, sei que a placa girará no sentido horário. A minha dúvida é a forma como posso conceber o torque. A força responsável pelo torque seria a de sustentação do eixo? Neste caso, o ponto de aplicação da força seria o que está representado na figura como eixo da placa, e o eixo de rotação do corpo coincidiria com o centro de massa? Dessa forma, a distância entre o ponto de aplicação da força e o eixo de rotação (centro de massa) não seria nulo e haveria torque para girar a placa.
Opa. Esqueci de mencionar que trata-se do caderno de atividades em aula (pág. 56).
Não sei se te entendi. Duas forças agem sobre a placa, seu peso e a força que o eixo faz. A rotação se dará em torno do eixo, E NÃO EM TORNO DO CENTRO DE MASSA. Interessa portanto apurar os torques em relação ao eixo. O peso produz torque, a força do eixo não. Abraço, Jorge
Jorge,
Estou com uma dúvida na seção 2.2 página 28 da seção Aplicando as leis de Newton a objetos interagentes: velocidade variável.
Letra E: Liste as forças horizontais que aparecem nos seus diagramas em ordem crescente de intensidade. Explique seu raciocínio.(Descreva explicitamente como você usou a segunda e a terceira leis de Newton para comparar as intensidades das forças.)
É possível ordenar completamente as forças horizontais neste caso?
Sei que essas perguntas já foram respondidas em sala de aula, porém não consegui entender elas plenamente, tanto que na hora da atividade em classe eu tive dúvidas, não soube explicar para o aluno. E como foi no final da aula, o Professor também não pode explicar a questão… porém a dúvida persiste. Você pode me ajudar?
Prezado prof.
Na atividade 1.4, Seção Aceleração num movimento com modulo da velocidade variável, questão B. Já que o objeto está em repouso no ponto E, sua velocidade instantânea é zero. Escolho o ponto F o mais próximo possível do ponto E e faço a soma vetorial? Nesse caso o vetor aceleração é tangente à trajetória e igual ao vetor velocidade no ponto F. É um raciocínio correto ?